O que é a ISO 9001? A ISO 9001 faz parte do conjunto de normas designado ISO 9000 de gestão da qualidade total, e é aplicável a todos os tipos de empresas em qualquer setor.
A norma é baseada em uma série de princípios de gestão da qualidade, sendo eles:
1. Foco no cliente;
2. Liderança;
3. Abordagem de Processo;
4. Envolvimento de pessoas;
5. Melhoria contínua;
6. Abordagem para tomadas de decisões;
7. Benefícios mútuos nas relações com fornecedores.
A ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa com o foco no cliente, padronizando os setores da empresa através de procedimentos operacional padrão.
Fazer parte da lista de empresas com a certificação ISO 9001 representa um atestado com reconhecimento nacional e internacional em relação ao trabalho e entregas da empresa.
Dentro das normas, é possível afirmar sobre as boas práticas da empresa, relacionamento com clientes e fornecedores. Além disso, significa que a empresa está preocupada em ter sempre uma melhora contínua, qualidade total do que é feito, condições para maior competitividade e otimização nos processos.
Esta ferramenta estratégica é usada na maioria dos países do mundo, sendo que muitas aguardam a certificação e mais de 1 milhão de empresas têm essa norma implementada.
Toda empresa que deseja alcançar a certificação ISO 9001 precisa possuir um Sistema de Gestão da Qualidade compatível aos requisitos da norma. A organização será submetida por uma auditoria de certificação com apoio técnico de uma consultoria de relevância na área.
Para isso, entre em contato conosco que iremos fornecer todas as informações que precisa e todo o suporte de uma equipe especializada para atender a realidade da sua empresa.
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